Faça belos e coloridos arranjos de flores

Arranjos de flores, simples ou sofisticados dão um toque especial à decoração da casa. Para montá-los precisa-se apenas ter os materiais necessários e um pouco de dedicar tempo. Confira algumas dicas abaixo:

A escolha da base

Base

Opte por uma base que dê sustentação para acomodar bem as flores e os acessórios que serão usados. Aposte nos recicláveis e na sustentabilidade como: vidro, madeira, plástico. O importante é que o recipiente seja uma boa base para montar o arranjo.

Considere a decoração

É importante se atentar ao estilo do ambiente para optar por algo que esteja em harmonia com o restante da decoração, isso inclui a escolha da base. Para ambientes descontraídos invista em recipientes alegres e decorados. Para locais rústicos, madeira é mais o indicado. Para ambiente mais sofisticados, vale investir em vasos de mármore que deixarão a composição do ambiente ainda mais elegante.

A escolha das Flores

Flores

Rosas – As brancas e as vermelhas são as mais indicadas para arranjos. As vermelhas pode ser colocadas em recipientes mais altos para deixar o arranjo mais clássico. Já as brancas já são mais delicadas, nesse caso o arranjo deve ser mais robusto e com mais flores.

Orquídeas – Como são flores solitárias, pode compor um arranjo sem variação, com o uso de uma única peça sem perdeer a sofisticação.

Copo de leite – Como as flores são grandes você pode montar um arranjo com 4 ou 5 delas. Assim como as orquídeas, a copo de leite fica bonita em um arranjo solitário, mas quando em grupo se tem maior destaque.

Lírio – Com uma ar mais alegre e festivo tem um amarelo bem destacado o que combina muito bem com festas. Existem também lírios brancos que trazem um toque mais delicado, neste caso os arranjos devem ser muito bem compostos com uso de muitas flores, o que pode ser combinado com uso de outras espécies.

Girassol – Perfeitos tanto para arranjos delicados quanto para arranjos mais rústicos.

Hortência – Indicadas para quem deseja compor arranjos com diversas espécies de flores ou composições com hortências com flores diferentes. Mas sempre considere a montagem de um arranjo bem recheado.

Gérbera – Para quem busca um arranjo único, pode apostar na gérbera sem medo. Podendo combiná-lo também com outras espécies, porém o arranjo composto apenas por ela ficará muito mais bonito.

Margarida – Uma flor de muitas pétalas traz uma leveza muito grande aos arranjos de mesa. Perfeitas para arranjos mais robustos e com muitas flores.

Beleza e Harmonia

Faça a união das flores de maneira harmoniosa, construa um buquê, intercalando as flores escolhidas para compor o arranjo.

Sustentação e Firmeza

A espessura deve estar no tamanho adequado para o recipiente que irá recebê-las, quando chegar a espessura ideal, amarre os caules com um arame para dar boa sustentação ao buquê.

O uso de folhagens

Utilize folhas na hora de construir o arranjo, elas servem tanto para enfeitar e dar volume, quanto para esconder elementos de fixação, como o arrame nos caules.

Enfeites e Acessórios

Incremente seu arranjo, abuse da criatividade. Use itens como fitas de tecido, galhos, musgos, palha entre tantos outros. Todo materia pode ajudar na composição do arranjo e a deixá-lo com o estilo do ambiente.