As vantagens da decoração com flores permanentes

As flores permanentes são excelentes peças de decoração, podendo dar um toque de beleza e naturalidade a mais em qualquer ambiente. Uma das vantagens em utilizá-las é que não será necessário tomar medidas como selecionar o tipo certo de terra, regar e adubar constantemente, ou se preocupar com a localização delas em locais que recebam energia solar diariamente.

Dessa forma, não existe preocupação quanto à saúde das flores ou se elas irão murchar ou não. Diferente das plantas naturais, as flores permanentes podem servir para decorar até mesmo o banheiro, onde há bastante umidade. O único cuidado está em limpá-la regularmente, para eliminar a sujeira acumulada com o tempo e sempre mantê-la com aspecto de novo.

Antes de começar a decorar sua casa, busque por flores e plantas que você goste ou que agreguem diferencial ao ambiente escolhido. Por serem leves e delicadas, as orquídeas e os lírios são ótimas opções. Em seguida, procure selecionar os vasos mais bonitos, com detalhes que podem ir do rústico ao oriental. Uma dica é combinar as cores das flores, vasos e do ambiente em volta para criar uma harmonia. Escolher os modelos que mais se assemelham aos naturais é a melhor opção, como as de silicone. Optar por arranjos com raízes e espinhos vão garantir mais realidade à peça.

Uma dica interessante é adquirir flores artificiais perfumadas ou investir em aromatizantes de ambientes. Dessa forma, além de garantir a estética do local também poderá deixá-lo mais cheiroso.

Outra sugestão é dispor as peças em áreas de passagem, pois a veracidade das plantas irá passar despercebida por visitantes, por exemplo. Colocar as flores em jarras ou outro tipo de objeto destinado às plantas orgânicas, bem como acrescentar musgo ou casca de árvores no recipiente também deixam as flores mais realistas.

Adaptado de Flores Online.

Faça belos e coloridos arranjos de flores

Arranjos de flores, simples ou sofisticados dão um toque especial à decoração da casa. Para montá-los precisa-se apenas ter os materiais necessários e um pouco de dedicar tempo. Confira algumas dicas abaixo:

A escolha da base

Base

Opte por uma base que dê sustentação para acomodar bem as flores e os acessórios que serão usados. Aposte nos recicláveis e na sustentabilidade como: vidro, madeira, plástico. O importante é que o recipiente seja uma boa base para montar o arranjo.

Considere a decoração

É importante se atentar ao estilo do ambiente para optar por algo que esteja em harmonia com o restante da decoração, isso inclui a escolha da base. Para ambientes descontraídos invista em recipientes alegres e decorados. Para locais rústicos, madeira é mais o indicado. Para ambiente mais sofisticados, vale investir em vasos de mármore que deixarão a composição do ambiente ainda mais elegante.

A escolha das Flores

Flores

Rosas – As brancas e as vermelhas são as mais indicadas para arranjos. As vermelhas pode ser colocadas em recipientes mais altos para deixar o arranjo mais clássico. Já as brancas já são mais delicadas, nesse caso o arranjo deve ser mais robusto e com mais flores.

Orquídeas – Como são flores solitárias, pode compor um arranjo sem variação, com o uso de uma única peça sem perdeer a sofisticação.

Copo de leite – Como as flores são grandes você pode montar um arranjo com 4 ou 5 delas. Assim como as orquídeas, a copo de leite fica bonita em um arranjo solitário, mas quando em grupo se tem maior destaque.

Lírio – Com uma ar mais alegre e festivo tem um amarelo bem destacado o que combina muito bem com festas. Existem também lírios brancos que trazem um toque mais delicado, neste caso os arranjos devem ser muito bem compostos com uso de muitas flores, o que pode ser combinado com uso de outras espécies.

Girassol – Perfeitos tanto para arranjos delicados quanto para arranjos mais rústicos.

Hortência – Indicadas para quem deseja compor arranjos com diversas espécies de flores ou composições com hortências com flores diferentes. Mas sempre considere a montagem de um arranjo bem recheado.

Gérbera – Para quem busca um arranjo único, pode apostar na gérbera sem medo. Podendo combiná-lo também com outras espécies, porém o arranjo composto apenas por ela ficará muito mais bonito.

Margarida – Uma flor de muitas pétalas traz uma leveza muito grande aos arranjos de mesa. Perfeitas para arranjos mais robustos e com muitas flores.

Beleza e Harmonia

Faça a união das flores de maneira harmoniosa, construa um buquê, intercalando as flores escolhidas para compor o arranjo.

Sustentação e Firmeza

A espessura deve estar no tamanho adequado para o recipiente que irá recebê-las, quando chegar a espessura ideal, amarre os caules com um arame para dar boa sustentação ao buquê.

O uso de folhagens

Utilize folhas na hora de construir o arranjo, elas servem tanto para enfeitar e dar volume, quanto para esconder elementos de fixação, como o arrame nos caules.

Enfeites e Acessórios

Incremente seu arranjo, abuse da criatividade. Use itens como fitas de tecido, galhos, musgos, palha entre tantos outros. Todo materia pode ajudar na composição do arranjo e a deixá-lo com o estilo do ambiente.